Curso SUPERA – Ginástica para o Cérebro

Logo Supera

Seu cérebro pode muito mais

Melhora o desempenho cognitivo, desenvolve o raciocínio lógico, ajuda a gostar de aprender e aprender mais rápido na escola, melhora relacionamento consigo mesmo e com outras pessoas, aumenta o desempenho na vida profissional, aumenta a autoestima, melhora a socialização, estimula a criatividade.

Nas últimas décadas, dedicamos muito tempo à prática de exercícios físicos e cuidados com a alimentação, tudo em prol de um corpo saudável e de uma vida longa. Perfeito.
  Hoje, com os avanços da ciência, chegou a hora de pensarmos também na mente, para viver de forma plena. Afinal, o processo de envelhecimento atinge o cérebro que, com a falta de estímulo, pode dar sinais de esgotamento.

"Venha exercitar seu cérebro
no SUPERA e melhore seu
desempenho em todas as
áreas da vida: pessoal,
acadêmica e profissional."

Nesta página, você descobrirá quais são os benefícios da ginástica cerebral para sua vida. O SUPERA pode ser feito a partir dos quatro anos de idade. Para cada faixa etária, o curso tem suas vantagens, pois melhora o desempenho escolar, os relacionamentos, a visão estratégica, a autoestima, a socialização, a memória e muitas outras habilidades do cérebro. Você pode agendar uma AULA GRATUITA agora mesmo na franquia SUPERA mais próxima de você, através de nosso FALE CONOSCO

A neuróbica, também chamada de brain Fitness, brain gyms e ginástica para o cérebro, são atividades que estão revolucionando a vida de muita gente, contribuindo para o desenvolvimento do raciocínio lógico de crianças, jovens e adultos e também para a socialização e a memória de pessoas da terceira e quarta idade!
Os brasileiros atentos às necessidades de se manterem em forma Fisicamente para melhorar sua qualidade de vida frequentam o segundo maior volume de academias de ginástica do planeta, que é a do Brasil; AGORA essa consciência está sendo estendida para a importância dos cuidados com o cérebro. Sabemos que não basta estar apenas bem Fisicamente, há também a exigência de termos as funções cerebrais exercitadas para resultados melhores na escola e em concursos, para a manutenção de nossa competitividade no mercado de trabalho, para a nossa conexão com os mais jovens e os diferentes, para a nossa socialização, para nossa saúde mental, para o reforço de nossa autoestima, para relacionamentos mais intensos, para nossa FELICIDADE E SUCESSO!

“...Uma descoberta dentro da neurociência revelou que o cérebro mantém a capacidade extraordinária de crescer e mudar o padrão de suas conexões. Os autores desta descoberta, Lawrence Katz e Manning Rubin (2000), revelam que a NEURÓBICA, a aeróbica dos neurônios, é uma nova forma de exercício cerebral projetada para manter o cérebro ágil e saudável, criando novos e diferentes padrões de atividades dos neurônios em seu cérebro.” Neuróbica - Ginástica cerebral para
escapar do Alzheimer

Dr. Paulo Roberto

Você já pensou
sobre isso?

Alguns dos males gerados ao nosso corpo pelo nosso atual estilo de vida são o sobrepeso e a obesidade, e outras debilidades físicas e mentais causadas pelo sedentarismo que afeta a população independentemente de classe social, sexo, raça, etc. O que muitos ainda não perceberam é que estão sendo afetados pelo sedentarismo cerebral.

Quando a população brasileira se deu conta dos males do sedentarismo físico, passou a ser um dos povos que mais pratica atividades físicas do planeta e já desfruta dos benefícios disso em sua saúde: com mais disposição, mais humor, melhor desempenho das funções Fisiológicas, mais felicidade, etc. Com as últimas descobertas da neurociência, a conscientização está se estendendo dos músculos para o cérebro. Crianças e jovens estão obtendo melhor desempenho escolar; adultos ganham agilidade e foco no trabalho e resiliência para enfrentar o estresse do dia a dia. Já os idosos estão descobrindo as vantagens de terem um cérebro mais ativo para maior integração na família

Senhores
Pais

É importante estar atento não apenas ao sedentarismo físico das crianças, mas também ao sedentarismo cerebral. O sedentarismo intelectual é tão grave quanto o sedentarismo físico. E aqui não estamos falando sobre aprender mais conteúdo, nem de oferecer-lhes maior volume de informações! Estamos falando de melhorar o desempenho cognitivo. O cérebro das crianças e dos jovens precisa de atividades específicas para que possam aprender melhor e mais rápido, para que gostem de aprender, para que possam memorizar melhor, desenvolver o raciocínio lógico, melhorar o melhor desempenho escolar nos ensinos fundamental, médio e superior, para o vestibular, ganhar autoestima, melhorar os relacionamentos e serem mais felizes!

“Estudar nem sempre é tão complicado, mas pegar o gosto pelo estudo é um desafio constante que os pais enfrentam com seus Filhotes. Não é sempre que uma criança tem o gosto pela leitura e pelo aprendizado...” Daniella Freixo de Faria
Terapeuta infantil

Pessoas economicamente ativas,
CUIDAM DO CÉREBRO!

As pessoas que estão em fase economicamente ativa vivem uma situação crítica quanto ao sedentarismo cerebral. O mercado cobra alta produtividade, capacidade de trabalho em equipe, de lidar com mudanças, etc. No entanto, as pessoas quando encontram uma forma satisfatória de desenvolver suas atividades entram no “piloto automático”, executando suas tarefas quase de forma mecânica e atrofiam diferenciais competitivos inerentes as capacidades cerebrais. Estas pessoas tendem a desenvolver estresse quando cobradas, têm dificuldades de relacionamento e perdem eficiência. Isso pode acabar deixando profissionais competentes fora do mercado de trabalho. Elas podem ser pegas de surpresa, ou ficarem chocadas, quando não conseguirem aquela promoção ou quando forem demitidas!

Ronaldo Frederico
consultor, sócio-diretor da Gher
Consultoria
Ex-executivo de empresas nacionais e
internacionais de grande porte
“Pensar, criar, questionar. Essas faculdades inerentes aos humanos estão praticamente em desuso no mundo corporativo. A culpa desse sedentarismo cerebral poderia ser creditada à rotina alucinante que nos impele a tomar decisões rápidas.”

Idosos também podem desfrutar dos benefícios da
ginástica para o cérebro!

Nossa sociedade já percebe o aumento da longevidade física com a socialização de milhares de grupos da terceira e também os chamados quarta idade (acima dos 80 anos). No começo do século XX, a longevidade média era de pouco mais de 40 anos, atualmente chega aos 70 anos. Já é possível ter expectativa de vida superior a 100 anos no Brasil. E aqui surgem questionamentos tais como:

“Um cérebro sedentário — que não se propõe a aprender coisas novas, por exemplo — pode atrofiar as células nervosas e tornar a pessoa mais suscetível a doenças”
Neurocientista Ivan Antonio Izquierdo
“Você só estimula o cérebro se o exercita, por isso, quem sempre esteve atento a esta questão terá menos problemas de saúde cerebral, como demência e doenças cognitivas, como Alzheimer"
21 exercícios de neuróbica que deixam o
cérebro afiado
Site Minha Vida
Por Natália do Vale

O físico do indivíduo pode
chegar mais facilmente à idade
avançada com boa mobilidade,
mas e o cérebro dele?

Cada vez mais, faz-se necessário o desempenho de atividades para o cérebro que permitam acompanhar a longevidade. O bônus para as pessoas com mais de 50 anos é um convívio mais agradável e intenso com seus próximos.

Com o passar dos anos, é importante cuidar não apenas da saúde física, mas da saúde mental daqueles que muito têm a ensinar com seus conhecimentos, suas vivências e sabedoria. Será um prêmio, e não um desconforto como acontece em alguns casos, termos em nossas famílias pessoas de idade avançada como amigos e conselheiros. Um privilégio que, para ser conquistado, exige a ginástica para o cérebro.

Muitas das ginásticas para o cérebro contribuem inclusive para aqueles que apresentam limitações de suas funções cerebrais, ajudando-os a formar novas conexões neurais.

Você que já tem muitos anos de estrada e começa a perceber que está isolado na família e na sociedade, isto pode ser consequência natural da diminuição das funções cognitivas por falta de práticas cerebrais saudáveis. NÃO SE ENTREGUE ao sedentarismo cerebral! Você tem muito a contribuir! Suas experiências são conselheiras para a nova geração e, mais do que isto, há vida em abundância para ser desfrutada pelos prazeres da mente, pelos relacionamentos com os filhos e amigos! Agarre essa oportunidade!

Você que está na terceira ou
quarta idade gostaria de
melhorar sua participação na
vida familiar e na sociedade?

Supera para idosos

Para manter as funções cerebrais, a ginástica mental deve ser praticada com maior frequência. Continuar se expondo a situações e informações novas é fundamental para viver uma vida incrível.

A ciência já comprovou que a prática de ginástica cerebral adequada a partir desta idade pode oferecer benefícios importantes para a função cerebral e a qualidade de vida. Pode contribuir, por exemplo, para que a pessoa continue dirigindo seu carro com segurança e se comunicando bem com seus familiares.

Artigo: Ginástica para o Cérebro
Revista Viva Saúde – Viver Bem - 28/10/2009
POR STELLA GALVÃO / ILUSTRAÇÃO TATO

Se Ginástica para o Cérebro é
fundamental para todas as fases
da vida, onde podemos ter
acesso a uma Academia com um
método de resultados reais?

Logo Supera

O SUPERA nasceu em novembro de 2005, após dois anos de muito trabalho e pesquisa conduzidos pelo brasileiro Antonio Carlos Guarini Perpétuo e uma equipe de professores e pedagogos. Engenheiro formado pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), ele criou um método para ajudar os filhos nos estudos e descobriu mais tarde que a ginástica cerebral estava ajudando pessoas de todas as idades em diversas áreas.

Agora você pode
exercitar seu cérebro!

O SUPERA é um curso semanal desenvolvido a partir de exercícios de lógica e da prática de cálculos por meio do ábaco. É a primeira escola de curso livre da América Latina com a proposta de desenvolver o cérebro. Tem a fnalidade de potencializar a capacidade cognitiva de crianças, jovens, adultos e da melhor idade, aumentando, assim, a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora.

O SUPERA é um método lúdico, transformador e eficaz que, por meio de atividades extracurriculares, amplia o interesse, a capacidade de absorção e retenção de todo o conteúdo da grade curricular, não só em matemática, mas também nas demais áreas do conhecimento.

Encare este desafio e experimente uma forma incrível de viver. Nossa metodologia não tem limite de idade: todo mundo pode viver esta emoção

O que é o SUPERA?

O SUPERA é um método de estimulação cognitiva baseado na moderna teoria do exercício cerebral e que utiliza ferramentas pedagógicas de eficácia amplamente comprovadas. A principal é a prática de cálculos através do ábaco, que foi ocidentalizada através da adequação ao nosso sistema de ensino e contextualização à nossa cultura.

O método também inclui exercícios lógicos, a prática de jogos, dinâmicas em grupo com vídeos motivacionais, e neuróbicas, atividades desenvolvidas para tirar o cérebro da zona de conforto e forçá-lo além dos seus limites, sempre atendendo a três requisitos de forma lúdica: novidade, variedade e desafio crescente.

Como são as aulas do SUPERA?

O SUPERA é um curso semanal de duas horas, onde os alunos melhoram seu desempenho cognitivo de forma lúdica e contagiante. Na primeira hora, os alunos aprendem a usar o ábaco, instrumento de cálculo. Na segunda metade da aula, os alunos participam de jogos, neuróbicas e dinâmicas de grupo, além de resolverem exercícios de lógica em apostilas exclusivas.

O curso é dividido em quatro níveis (básico, intermediário, avançado e master) e tem duração média de dezoito meses, dependendo da dedicação do aluno. Em geral, os resultados começam a ser notados nos primeiros seis meses.

O ideal para elevar significativamente o patamar de suas habilidades, desenvolvendo diferenciais que influenciarão positivamente toda sua vida escolar, profissional e pessoal, é completar o programa básico de 18 meses proposto pelo SUPERA.

A partir do nível intermediário, os alunos usam as habilidades adquiridas e, projetando um ábaco imaginário, passam a fazer cálculos mentais, trabalhando o lado criativo do cérebro.

Quais são os
fundamentos do SUPERA?

Inúmeros estudos na área de neurociência já comprovaram que a neurogênese (nascimento de novas células nervosas) e a neuroplasticidade (desenvolvimento de novas redes de neurais e reforço das já existentes) dependem de estímulos externos. Assim como os exercícios físicos desenvolvem os músculos e protegem a saúde cardiovascular, os exercícios cerebrais desenvolvem habilidades cognitivas e protegem o cérebro contra a demência e senilidade.

Simplificadamente, os exercícios cerebrais aumentam a produção de neurotrofinas, espécie de nutrientes do cérebro, que aumentam a quantidade e qualidade das sinapses, incrementando a capacidade de processamento do cérebro e produzindo benefícios a curto (desenvolvimento de habilidades e inteligências) e longo prazo (maiores reservas cognitivas).

A neurociência também já comprovou que as nossas inteligências são frutos de nossa herança genética e das experiências vividas (estímulos externos), restando ainda determinar quais os percentuais que cada aspecto contribui, no entanto já se sabe que podem chegar a 50%.

Por outro lado, a prática do ábaco é uma das mais eficazes ferramentas para se exercitar o cérebro, já amplamente comprovada nos países orientais, onde seus surpreendentes benefícios foram observados empiricamente através de inúmeras gerações.

Quais são as ferramentas
pedagógicas do SUPERA?

Abaco Supera

Ábaco

Abaco Supera

É uma forma de efetuar cálculos matemáticos na mente, sem usar qualquer meio físico ou externo. Para desenvolver essa habilidade, o SUPERA adota o treinamento por meio do ábaco, instrumento de cálculo milenar muito utilizado no Japão e demais países orientais. No nível intermediário, os alunos usam as habilidades adquiridas e passam a projetar um ábaco imaginário, trabalhando o lado direito do cérebro.

Apostilas
Abrindo
Horizontes

Apostila Supera

Nas apostilas “ABRINDO HORIZONTES”, os alunos encontram situações de aprendizagem que levam o cérebro a expandir seus limites, desenvolvendo maior capacidade de percepção. São exercícios lógicos, desafios matemáticos, soluções inteligentes e pensamentos laterais, para o desenvolvimento de competências como raciocínio lógico, disciplina para elaborar estratégias e facilidade para resolução de problemas de forma rápida e criativa, ou seja, competências fundamentais para a vida escolar, pessoal e profissional.

Vídeos
Motivacionais

Vídeos Motivacionais

Os vídeos motivacionais trabalham a percepção de mundo, atitudes positivas, vontade, relacionamento interpessoal, capacidade de expressão, liderança e valores.

JOGOS

Jogos Supera

Oferecem a oportunidade ao aluno de explorar elementos da realidade que o cerca, promovendo vivências ricas e desafiadoras de forma lúdica. Por meio do jogo, os alunos do SUPERA estimulam habilidades e atitudes que são utilizadas na vida real, como criar estratégias, respeitar regras, pensar em soluções criativas e melhorar o relacionamento interpessoal.

Dinâmicas em Grupo

Dinâmica de Grupo Supera

As dinâmicas desenvolvem liderança, capacidade de expressão, segurança, autoestima e relacionamento interpessoal – competências fundamentais para uma vida plena e feliz. Durante estas atividades, os alunos têm contato com princípios e valores como ética, honestidade, solidariedade, respeito ao próximo, responsabilidade social e outros. Assim, nossos jovens, além de vencedores, poderão se tornar adultos felizes, solidários, éticos, socialmente responsáveis e emocionalmente equilibrados.

Neuróbicas

Neuróbica é a aeróbica do cérebro

Neuróbica é a aeróbica do cérebro: trata-se de uma série de técnicas que têm por objetivo quebrar rotinas, de preferência usando vários sentidos associados, e com isso estimular o desenvolvimento de novos padrões e conexões cerebrais.

Jogos Virtuais

Jogos Virtuais

O SUPERA Online é uma plataforma de jogos desenvolvida por neurocientistas internacionais com sede em Lyon, na França. Ela pode ser acessada em sala de aula, em casa e em viagens. Com um programa personalizado de exercícios para o cérebro, o aluno aprimora habilidades cognitivas como atenção, memória, visão espacial, linguagem e raciocínio lógico. Ele conta com ajuda de um instrutor virtual e, ao longo do tempo, consegue avaliar seu progresso.

Resultados dos alunos Supera

Agora você vai saber quais são os
resultados do curso SUPERA.
Confra os depoimentos de crianças,
jovens, adultos e idosos que
praticam a ginástica para o cérebro:

Que resultados os alunos do SUPERA podem obter?

Depoimentos alunos Supera

“Conhecimento jurídico é super necessário, mas para mim, que fiz três vezes a prova da OAB, raciocínio lógico e concentração fizeram a diferença. E isso eu consegui graças ao SUPERA. Parabéns Equipe SUPERA TAGUATINGA!! Valeu pelo apoio e pelo treinamento sempre presentes. OBRIGADO!!!”

PAULO HENRIQUE,
aprovado na 1a Fase da OAB
Aluno da Unidade Taguatinga / DF

“Encontrei um panfleto do SUPERA na minha escola que dizia que a ginástica para o cérebro me daria agilidade para raciocinar, aumentaria minha capacidade de concentração, a criatividade, entre outros. Fiquei realmente interessada no curso, pois estava no terceiro ano e pensei que poderia ser útil para eu passar no vestibular.

Então, comecei no SUPERA de Porto Velho (RO), em março de 2009. Percebi que, logo nos dois primeiros meses de prática no ábaco e diversos exercícios para a mente, eu já estava mais ágil e minha criatividade estava melhor. Mesmo estando um pouco atarefada por causa do terceirão, continuei até o final do ano. Não poderia dizer outra coisa senão que o SUPERA realmente ajudou nas minhas aprovações.

Hoje me considero uma vitoriosa, porque passei em dois vestibulares federais, na UFAC (Universidade Federal do Acre) para o curso de Jornalismo, e na UNIR (Universidade Federal de Rondônia) para o curso de psicologia, além de ter obtido o segundo lugar no curso de nutrição da Faculdade São Lucas, Porto Velho. Com toda certeza, valeu a pena ter entrado no SUPERA. O SUPERA realmente vale a pena!”

Sophia Borges Campos,
18 anos
Aluna da Unidade SUPERA Rondônia

Depoimentos alunos Supera
Eisaku Sanefuji
é aluno do SUPERA Matriz

“Eu observava as pessoas fazendo contas com o soroban, mas nunca tinha tentado fazer cálculos com ele.” Ele via o pai e o diretor da Cooperativa Agrícola Central Sul-Brasil, onde o pai trabalhava,calculando com o ábaco. Ele se sente jovem e, para continuar se sentindo assim, ele afirma que sempre tem que ter “uma atividade para não enferrujar”. Também assegura que exercitar a mente é um dos principais fatores para melhorar a qualidade de vida.

De acordo com Sanefuji, é muito importante manter a atividade cerebral para continuar vivendo bem, “pois é o cérebro que comanda a vida da gente. É sempre preciso trabalhar a cabeça para ter uma vida boa, pois quando a idade chega o raciocínio tende a ficar mais lento, mas não se pode parar. Aí eu vim fazer SUPERA.”

Além de fazer os exercícios de lógica que estão nas apostilas Abrindo Horizontes, ele também gosta de mexer com plantas e ler. “Gosto de ler jornal para me atualizar sobre os problemas do Brasil, pois é preciso saber o que acontece para participar nem que seja indiretamente”, afirma ele. Sanefuji dá a dica para quem quer se manter sempre jovem. “Nesse mundo se não tivermos conhecimento ficamos parados e mais velhos.Eu não quero ficar velho, quero ficar sempre jovem”.

Ele demonstra a satisfação de ser um aluno SUPERA. “Precisamos sempre ter um objetivo e o SUPERA ajuda a gente a criar expectativa de superação, pois motiva a caminhar pra frente”.

Depoimentos alunos Supera

“Conheci o SUPERA através da Escola Colmeia, onde meus filhos estudam. Logo percebi que Diana, 10 anos, passou a se interessar mais pelos estudos e começou a desenvolver as suas atividades sem a nossa ajuda (pais), principalmente matemática, matéria que ela sempre dizia não gostar.
Já meu outro filho Léo, seis anos, me surpreendeu ao começar a ler tudo que estava pela frente, pois até o momento, não sabia ler. Também surpreendeu quando interpretou a gravura de um quadro utilizando o raciocínio lógico“. Marivaldo Ferreira de Souza é pai de
Léo Thirso e Diana Freitas
Alunos da Unidade Salvador

Melhore seu
desempenho

Você, seus filhos ou
avós não podem
mais esperar!

Para sermos mais livres, felizes, produtivos e criativos, podemos melhorar nosso desempenho cognitivo.

A ginástica para o cérebro contribui para a vida pessoal, acadêmica e profissional, pois ajuda na autoestima, na socialização e na capacidade de resolver problemas.



PARTICIPE do CURSO SUPERA
Ginástica para o Cérebro!

Tenha acesso aos avanços das neurociências, de forma simples e com prazer, matriculando-se em uma das unidades do SUPERA em todo o Brasil para exercitar seu cérebro!

Descubra como ser aluno do SUPERA.
Agende uma AULA GRATUITA! Você é
nosso convidado!

Preencha AGORA o formulário abaixo,
em breve entraremos em contato
para agendar sua aula GRATUITA

*Todos os campos são de preenchimento obrigatório! Caso você não
disponha de alguma dado, preencha o campo com as letras NT - Não tenho.

Nome * :

E-mail * :

Telefone * :

Escola unidade mais próxima:

Estado:


Cidade:

Mensagem * :

Os campos com asteriscos(*) são de preenchimento obrigatório.

captcha









*Aula presencial na unidade escolhida

SUPERA PRESENCIAL

O Supera Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

SUPERA para escolas Método de estimulação cognitiva

Exclusivo para Instituições de Ensino. O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

Franquia SUPERAEmpreenda em Educação

Criado em 2006, o SUPERA é hoje a maior rede de escola de ginástica para o cérebro do Brasil. Em um ano de operação, entrou para o sistema de franquias e hoje já possui 400 unidades no país. O curso, baseado em uma metodologia exclusiva e inovadora, alia neurociência e educação. Se você tem interesse em empreender nesta área, deixe seu cadastro em nosso site.

© Método SUPERA Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Gostou? Venha conhecer o Método SUPERA Faça uma aula grátis